SEGMENTOS

Lanchonete

Se você é proprietário de uma lanchonete, precisa conhecer a melhor forma de se proteger e saber que pode ter um seguro sob medida!

A importância e a beleza do setor de lanchonetes

O setor de alimentos e bebidas tem um papel único na expansão de oportunidades econômicas porque é universal para a vida e a saúde humana.

Opera em todos os níveis da sociedade, onde bilhões de pessoas crescem, transformam e vendem alimentos, principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil onde a agricultura domina os setores econômicos.

Sabemos, no entanto, que como proprietário ou administrador de uma lanchonete o dia a dia é corrido e dinâmico e você enfrenta vários riscos e imprevistos que quem não conhece de perto nem acredita!

Veja a seguir algumas situações de risco em lanchonetes que selecionamos para sua reflexão.

 

Acidentes acontecem!! Como evitar os mais comuns em uma lanchonete?

Queimadas e Cortes

Cozinha é uma local de muitos acidentes! É na cozinha de uma lanchonete que geralmente estão as chapas, fogões, panelas quentes, facas, freezers, liquidificadores, entre outros instrumentos, necessários para a arte de cozinhar.

Cozinheiros e ajudantes de cozinha são candidatos fortíssimos a muitos acidentes. Água fervendo, óleo usado em frituras, panelas cheias com alimentos quentes e que precisam ser manuseadas. Máquinas e equipamentos como moedores e processadores também oferecem risco quando não são usados de maneira correta.

É aconselhável a utilização dos equipamentos de proteção individual adequados. Os equipamentos têm de ser obrigatoriamente fornecidos pela empresa e é dever do trabalhador utilizá-los corretamente.

 

Quedas

Um chão molhado pode acabar com uma queda de um funcionário da sua lanchonete! Sempre for lavar qualquer parte do estabelecimento, coloque uma placa de aviso. Respingos de fritura, tornando o chão engordurado, também entram nesta lista! Além disso, ter um piso antiderrapante ajuda a evitar acidentes.

Muitas vezes, esses descuidos acontecem sem ninguém se machucar, mas o risco estará sempre presente e pode ser sério.

 

Choque Elétrico

Uma lanchonete pode ser um local de paz ou de caos, principalmente se houver equipamentos elétricos.

Procure checar sempre a instalação e fazer uma manutenção regular da fiação com a ajuda de um profissional especializado. E, claro, oriente sua equipe para que ninguém use aparelhos com mãos molhadas.

 

Equipamentos de Proteção para Lanchonetes

Qualquer local de trabalho deve ter utensílios que promovem a segurança do funcionário. E em uma lanchonete isso é feito através de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

A segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Além da sua equipe, é bom que o resto da sua lanchonete também esteja protegido.

Conheça os principais Equipamentos de Proteção Individual em lanchonetes:
– Aventais;
– Calçados e botas de segurança;
– Luvas de proteção adequadas, como: de vaqueta para câmara fria, em malha de aço, anticorte com fios de aço, de látex, térmicas, de raspa, entre outras;
– Máscaras;
– Toucas.

 

Incêndio e Explosão

Os eventos de incêndios e explosões em lanchonetes são muito comuns, por possuir diversas fontes de calor como fornos, fogões, grelhas, fritadeiras e chapas, pela presença de elementos combustíveis inflamáveis e explosíveis variados como óleos, gorduras e gases.

Um incêndio na cozinha pode se tornar uma experiência terrível. Uma pequena chama em um aparelho qualquer pode se alastrar por toda cozinha em pouco tempo, danificando toda a estrutura do local e, pior ainda, machucando os colaboradores e clientes no local.

Por esta razão é imprescindível, que os empresários fiquem atentos e instalem sistemas de prevenção de incêndio em suas cozinhas, como também ter o conforto de possuir um seguro de incêndio, queda de raio e explosão da lanchonete.

Além disso, muitos proprietários de lanchonetes alugam o imóvel em que operam. Se você acidentalmente iniciar um incêndio que danifique a estrutura do imóvel que você alugou, o proprietário poderá processá-lo por danos materiais.

 

Responsabilidade Civil pelo fornecimento de alimentos e bebidas

Em lanchonetes, geralmente, não é obrigatório um responsável técnico inscrito em órgão fiscalizador, como a ANVISA por exemplo. A responsabilidade técnica pode ser realizada pelo proprietário da lanchonete ou de um funcionário, desde que, comprovadamente capacitado nos seguintes em:
– doenças transmitidas por alimentos, higiene e saúde dos funcionários;
– qualidade da água e controle integrado de pragas;
– qualidade sanitária na manipulação de alimentos;
– procedimentos operacionais padronizados para higienização das instalações e do ambiente;
– boas práticas de manipulação de alimentos.

A responsabilidade técnica deve assegurar a boa qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelo estabelecimento e representá-lo junto à Vigilância Sanitária nas questões técnicas e legais.

As principais causas de intoxicação alimentar são as bactérias salmonela ou estafilococos, que são originadas normalmente no preparo ou pela deterioração dos alimentos. Quando a intoxicação é causada por bactéria, é mais grave e pode levar a desidratação aguda e ao choque da pressão arterial.

Por isso é muito importante que o proprietário da lanchonete conheça todas as etapas do processo, desde a compra da matéria prima até o produto final, garantindo a segurança alimentar de seus clientes para que nada fuja do seu controle.

Além de todos os cuidados o processo de preparação e manipulação de alimentos, você poderá conhecer o seguro de Responsabilidade Civil de Alimentos e Bebidas, que trará o conforto ao proprietário da lanchonete das despesas por danos materiais ou corporais a terceiros por consumo de alimentos fornecidos pela sua empresa.

 

Alimentos e mercadorias em ambiente frigorífico

A lanchonete que tiver perda de alimentos devido a interrupção do fornecimento de energia elétrica deve recorrer ao Procon de sua localidade.

A perda de alimentos estocados na geladeira ou freezer em razão de interrupção de energia elétrica é passível de ressarcimento, porém dado a complexidade dessas situações, além da insegurança jurídica, dificilmente você resolverá essa situação rapidamente podendo impactar seus rendimentos e seu patrimônio no curto prazo.

O seguro de Alimentos e Mercadorias em Ambiente Frigorificado foi projetado para cobrir o pagamento de reposição de perdas ou deterioração de mercadorias armazenadas em geladeiras, freezers ou câmaras frias, danificadas por falta de energia elétrica por mais de 24h ou por falha no sistema de refrigeração.

É uma camada extra de proteção patrimonial que vai além das apólices de seguro mais comuns. O seguro de Mercadorias em Ambiente Frigorifico para micro, pequenas e médias empresas é frequentemente comprado como parte do Seguro Empresarial, como cobertura opcional.

 

Como a Tuia Seguros está mudando as regras do jogo!

Aqui você encontrará soluções personalizadas para seu Lanchonete, o que nos permite oferecer um produto customizado, com amplas coberturas que proporcionam o conforto e a tranquilidade necessários.

Com a personalização, além da simplificação e da consultoria especializada da Tuia Seguros, você terá o benefício de redução do valor do seguro por ser feito sob medida, sem obrigação de contratar coberturas adicionais que você não precise, e ainda há a combinação de várias coberturas em um mesmo seguro.

 

outros segmentos atendidos pela tuia seguros

para cada tipo de negócio

Asseio e Conservação

cotar →

Apoio a Edifícios

cotar →

Recrutamento e Seleção

cotar →

Segurança Patrimonial

cotar →

Engenharia

cotar →

Controle de Pragas

cotar →

e cada área profissional

Contabilidade

cotar →

Nutrição

cotar →

Psicologia

cotar →

Fisioterapia

cotar →

Fonoaudiologia

cotar →

Jornalismo

cotar →