SEGMENTOS

Estacionamento

Entenda os tipos especiais de cobertura que você precisa para deixar seu estacionamento sem lacunas que comprometam seu patrimônio!

Entenda as características necessárias para o seguro de seu estacionamento

Os estacionamentos são realmente um nicho de negócio com necessidades exclusivas de seguros. Muitas seguradoras não aceitam esse segmento e os tipos especiais de cobertura que você precisa, deixando sua empresa com uma cobertura limitada e com lacunas que podem comprometer seu negócio.

Possuir um estacionamento pode parecer um negócio bastante simples – carros entram e saem enquanto funcionários ou sistemas automatizados recebem pagamento e operam cancelas ou portões.

Mas essa visão simplista demais não chega nem perto da verdadeira complexidade e riscos de responsabilidade assumidos pelos proprietários ou operadores de estacionamentos.

Quando os clientes estão em suas instalações, você pode ser responsabilizado por ferimentos ou danos aos veículos.
Embora raramente alguém queira considerar o pior cenário em que acidentes podem acontecer, é importante entender os riscos que você enfrenta como proprietário ou operador de um estacionamento ou garagem para obter a cobertura de seguro necessária para se proteger de riscos que comprometam o seu patrimônio.

 

Como a Tuia Seguros está inserida no setor de Estacionamento de Veículos?

Somos apoiadores master na Cebrasse – Central Brasileira do Setor de Serviços, buscando construir e disponibilizar soluções em seguros e planos de benefícios que atendam as necessidades do Setor de Serviços, tendo a tecnologia como meio.

Também buscamos disponibilizar conteúdo relevante de educação financeira como artigos, webinars e palestras, buscando discutir as principais necessidades e dores do Setor de Estacionamentos.

 

Seguro de responsabilidade civil garagista de estacionamentos

Se você administra um estacionamento ou uma garagem, muitas pessoas vão e vêm de suas instalações. E como você é a pessoa responsável pelas instalações, poderá ser processado por danos materiais ou lesões corporais, se alguém achar que a sua empresa é a causa principal do dano ou da lesão.

Imagine se alguém apenas estacione o carro no seu estacionamento. O cliente volta andando pelo seu estacionamento quando percebe que deixou o celular no console do carro. Ele corre de volta para pegá-lo e tropeça em uma área irregular do piso e cai, quebrando um dos pulsos. Como ele acha que você é responsável pela lesão, ele decide processá-lo.

A responsabilidade geral pode ajudá-lo a se defender contra esse tipo de reclamação judicial. Ele pode ajudá-lo a cobrir despesas judiciais, como também acordos ou sentenças em que você foi responsabilizado pelo juiz.

Ações judiciais são comuns na sociedade de hoje em dia, onde as pessoas processam por motivos grandes e muitas vezes por motivos pequenos, pois sempre o ponto é de interpretação individual.

Muitas vezes, apenas uma ação judicial pode abalar rapidamente o caixa e o resultado de sua empresa – e é por isso que a responsabilidade geral é uma cobertura importante para você, empreendedor, como proprietário ou operador de uma garagem de estacionamento.

Você pode considerar que seu estacionamento tem atendimento, custódia e controle dos carros que seus clientes deixam no estacionamento. O termo custódia, pode soar estranho para você, mas pode ser interpretado como a condição do veículo sob a proteção de outra pessoa ou outra empresa, no caso o seu estacionamento.

E se você não tiver cuidado sobre a custódia e controle dos veículos de seus clientes, poderá ser responsabilizado por danos causados aos carros enquanto eles estiverem em seu estacionamento ou de outra forma sob sua responsabilidade.

O seguro de responsabilidade civil garagista pode proteger seu patrimônio se um dos carros de seu cliente for danificado enquanto estiver sob seus cuidados, custódia e controle. Por isso, é importante entender que tipo de seguro de estacionamento você possui e que situação estará amparadas por ele.

Você precisa de um seguro abrangente de estacionamento, focado principalmente na cobertura de responsabilidade civil, buscando proteger seu patrimônio de ações judiciais por acidentes, roubo ou furto de veículos de clientes que possam ocorrer em suas instalações.

O seguro de responsabilidade civil, de várias formas, protege sua empresa contra perdas financeiras relacionadas a danos materiais ou lesões de terceiros. Também protege seus clientes se um veículo for danificado ou se alguém sofrer alguma lesão nas instalações do seu estacionamento ou garagem.

 

Acidentes ocorridos durante o trabalho

Você pode contratar atendentes, manobristas, lavadores de carros ou outros trabalhadores para sua garagem. Ter um seguro que ampare seus colaboradores pode ajudar a proteger seus funcionários se eles se machucarem no trabalho.

Dependendo da sua cidade, pode ser necessário que você tenha um seguro de acidentes de trabalho por exigência da convenção coletivo de trabalho do Sindicato de Trabalhadores de sua região.

Ter um seguro adequado pode ajudar a proteger seus funcionários cobrindo as contas médicas, se eles forem feridos durante o trabalho, por exemplo. Dessa forma, seu funcionário recebe a assistência médica necessária para curar e se recuperar de seus ferimentos. Ele poderá dedicar o tempo necessário para se recuperar, em vez de se preocupar com o modo como vão cobrir suas despesas de vida.

Vamos supor que você tenha um estacionamento com vários níveis. Um de seus funcionários utiliza a escada e, no caminho, perde o equilíbrio e cai. Ele pode se machucar, inclusive quebrar algum dos ossos e precisar de atenção médica e tempo para se recuperar.
Por isso, recomendamos conhecer o seguro de Despesas Médicas e Hospitalares e de Acidentes Pessoais, que poderão ajudar a cobrir as contas médicas e devolver uma parcela do salário que eles perdem enquanto não conseguem trabalhar.

 

Em quais tipos de situações poderá ser contratado o seguro Responsabilidade Civil de Guarda de Veículos de Terceiros?

– estacionamentos e garagens para o público em geral;

– estacionamentos e garagens privativos;

– estacionamentos e garagens em condomínios;

– concessionárias de veículos ou oficinas mecânicas.

 

Você saberá que escolheu o seguro certo de Responsabilidade Civil de Guarda de Veículos de Terceiros se ele garantir os danos ou perdas materiais ou corporais causadas à terceiros em:

– a existência, uso e conservação, inclusive incêndio e explosão;

– queda, lançamento ou deslocamento de quaisquer objetos;

– desabamento, total ou parcial;

– colisão entre veículos ou contra obstáculos, enquanto estiverem sendo manobrados ou conduzidos por funcionários do Estacionamento, devidamente habilitados, quando contratada a cobertura ampla;

– estacionamentos horizontais, verticais, portões e/ou elevadores;

– roubo ou furto total de veículos terrestres, bem como de peças, ferramentas, acessórios ou sobressalentes, sempre que devidamente comprovadas;

– roubo ou furto total de motocicletas, motonetas e similares quando estiverem acorrentadas em barras ou argolas de ferro fixadas ao solo ou guardadas em box fechado e trancado com cadeados;

– a cobertura de furto qualificado prevalecerá exclusivamente nos casos em que ficar comprovada a destruição ou rompimento de obstáculo destinados à subtração do veículo;

– a cobertura de furto simples somente prevalecerá nos estabelecimentos em que houver registro por meio de imagens gravadas por câmeras que comprove os horários de entrada, permanência e saída do veículo com sua inequívoca identificação, bem como ainda, que as chaves dos veículos fiquem com os proprietários;

– na hipótese do estacionamento se tratar de posto de abastecimento, oficina mecânica ou de qualquer outro tipo de estabelecimento cuja atividade fim seja a guarda de veículos de terceiros, o seguro abrangerá, também, as reclamações de danos causados aos veículos de terceiros durante as operações de abastecimento, reparo ou manutenção dos veículos, desenvolvidas no referido imóvel;

– durante o percurso limitado ao perímetro de até 2 Km – ida e volta – que corresponde ao percurso entre o estabelecimento de recepção e o local de guarda do veículo, que deverão estar devidamente relacionados na contratação do seguro, estarão amparados os seguintes danos:

a) corporais causados a terceiros “pelo” veículo sob guarda em percurso;

b) materiais causados “pelo” veículo sob guarda em percurso;

c) materiais causados “ao” veículo sob guarda em percurso;

d) roubo “do” veículo sob guarda em percurso.

 

Importante:

A cobertura de Responsabilidade Civil Guarda de Veículos de Terceiros estará sempre condicionada que os veículos estejam sendo conduzidos ou manobrados por funcionário com vínculo empregatício com o segurado, que seja devidamente habilitado e tenha a Carteira Nacional de Habilitação ativa.

 

Em experiência mecânica em Oficinas e Concessionárias, munida da chapa de experiência relacionada na contratação do seguro, estarão amparados os seguintes danos:

– corporais causados a terceiros pelo veículo sob guarda em percurso;

– materiais causados pelo veículo sob guarda em percurso;

– materiais causados ao veículo sob guarda em percurso;

– roubo do veículo sob guarda em percurso.

– será devido o reembolso das despesas com diárias de locação de Carro Reserva, contratado pelo terceiro reclamante proprietário do veículo, quando em decorrência de danos materiais causados ao veículo, em que ele fique impedido de circular ou em caso de roubo ou furto qualificado.

 

Entenda os dois tipos possíveis de contratação do seguro de Responsabilidade Civil de Guarda de Veículos de Terceiros

1) Parcial ou Restrita, considera os eventos:
a) incêndio e explosão;
b) furto mediante arrombamento ou roubo total;
c) danos involuntários decorrentes da existência, uso e conservação do imóvel.

2) Compreensiva ou Ampla, considera todos os eventos relacionados na modalidade Parcial ou Restrita e mais os danos por colisão durante manobras no interior do estacionamento ou respeitando percurso limitado ao perímetro de 2 KM.

 

O que a cobertura de Responsabilidade Civil de Guarda de Veículos de Terceiros não cobre?

A transparência é um atributo importante para nós. Você deve ler atentamente as condições gerais do seu seguro, em que estarão detalhados os itens não cobertos, também conhecido como riscos excluídos ou prejuízos não indenizáveis, descrevendo todas aquelas situações específicas e particulares que a Seguradora não terá responsabilidade contratual. Aqui relacionamos alguns exemplos de exclusões:

– roubo ou furto de veículos que não estejam nos locais especificados no contrato de seguro;

– danos causados por construção, demolição, reconstrução, alteração estrutural do imóvel onde são guardados os veículos, ou qualquer outro tipo de obra, inclusive de instalação e montagem;

– os danos a terceiros decorrentes de pequenos trabalhos de reparos no imóvel segurado, exclusivamente à sua manutenção, como substituição de lâmpadas ou luminárias, de componentes elétricos de baixa tensão (disjuntores e afins), de bicos de sprinklers ou de parte do sistema contra incêndio, de câmaras de segurança, bem como os serviços de pintura após o conserto de uma parede ou a colocação de gesso, os quais em geral não requerem projetos específicos para serem executados;

– danos ao próprio veículo que resultarem da insuficiente ou defeituosa execução dos serviços nele realizados;

– apropriação indébita bem como roubo ou furto do veículo, se praticado por, ou em conivência com qualquer empregado ou preposto do segurado;

– colisão de veículos provocada pelo usuário ou proprietário do veículo;

– extravio ou simples desaparecimento de quaisquer objetos deixados no interior do veículo;

– desaparecimento inexplicável e simples extravio, estelionato, apropriação indébita;

– danos causados por derramamento ou infiltração de água;

– multas e fianças, bem como quaisquer despesas relativas a ações ou processos criminais;

– prejuízos ocasionados ou facilitados por dolo do segurado;

– danos provocados por fenômenos da natureza, tais como: vendaval, furacão, ciclone, tornado, queda de granizo, tempestade e raio;

– com relação ao carro reserva, qualquer outro custo como eventuais multas, danos ao veículo locado, coberturas extras, custos de franquia, dentre outros, correrá por conta exclusiva do locador;

– danos decorrentes de operações de carga e descarga e/ou içamento e descida;

– danos causados a veículos, motocicletas e/ou bicicletas sempre que ficar provada a inexistência de controle eletrônico de entrada e saída;

– quaisquer danos atos de vandalismo;

– danos aos veículos sob guarda do segurado, causados por inundação ou alagamento;

– perdas financeiras ou lucros cessantes.

 

Medidas de Segurança que deverão ser observadas no Seguro de Responsabilidade Civil de Guarda de Veículos de Terceiros, pelas exigências da Seguradora e das determinações das autoridades competentes, no que se refere a medidas de segurança e prevenção de acidentes:

– adotar medidas especiais de segurança para a prevenção de acidentes equivalente a atividade de guarda veículos, no que se refere à manutenção dos estabelecimentos, sinalizações, proteções, treinamento periódico de pessoal, equipamentos elétricos, mecânicos e eletrônicos;

– proteção adequada de todas as instalações elétricas;

– existência de sistema de prevenção e combate a incêndio;

– ter e manter controle de entrada e saída de veículos, que deverá ser eletrônico e registrar a placa do veículo, marca e modelo, além da hora de entrada e saída do veículo;

 

Como a Tuia Seguros está mudando as regras do jogo!

Aqui você encontrará soluções personalizadas para sua profissão, o que nos permite oferecer um produto customizado, com amplas coberturas que proporcionam o conforto e a tranquilidade necessários.

Com a personalização, além da simplificação e da consultoria especializada da Tuia Seguros, você terá o benefício de redução do valor do seguro por ser feito sob medida, sem obrigação de contratar coberturas adicionais que você não precise, e ainda há a conjugação de várias coberturas em um mesmo seguro.

 

outros segmentos atendidos pela tuia seguros

para cada tipo de negócio

Asseio e Conservação

cotar →

Apoio a Edifícios

cotar →

Recrutamento e Seleção

cotar →

Segurança Patrimonial

cotar →

Engenharia

cotar →

Controle de Pragas

cotar →

e cada área profissional

Contabilidade

cotar →

Nutrição

cotar →

Psicologia

cotar →

Fisioterapia

cotar →

Fonoaudiologia

cotar →

Jornalismo

cotar →