SEGMENTOS

Contabilidade

Algumas necessidades de seguro do profissional de contabilidade podem depender do tipo de especialidade e o tipo de atuação, mas em geral os requisitos de seguro são semelhantes.
Conheça mais sobre alguns tipos de seguros que você e seu escritório contábil podem ter.

10 tipos de seguro que todo profissional de contabilidade deve conhecer

Como profissionais de contabilidade e o mercado de seguros se conectam?

O profissional de contabilidade é uma pessoa essencial dentro de uma empresa, uma vez que os seus conhecimentos podem ser usados não apenas para o pagamento de tributos ou de fechamento do resultado do mês, mas para o planejamento financeiro de uma empresa. Por isso, é cada vez mais comum vermos esses profissionais envolvidos no processo de tomada de decisão, uma vez que ninguém melhor do que eles para interpretar dados corretamente.

Entretanto, entendemos que o Profissional de Contabilidade é tão importante quanto o Administrador, mas com um detalhe. Um Administrador não pode ser um Profissional de Contabilidade, mas todo Contador ou Contabilista pode ser um Administrador de excelente qualidade, pois tendo visão do negócio, certamente poderá produzir informações que auxiliem nas decisões da empresa, seja ela de compra de bens móveis e imóveis, na tomada de empréstimos de terceiros, na integralização de sócios, na otimização de tributos, dentre outros assuntos tão importantes para a empresa possa maximizar seus lucros e perpetuar-se.

Com tanta responsabilidade, o profissional de contabilidade deve conhecer os principais riscos como, por exemplo, retrabalho dos processos que envolvem os documentos e perda de confiança do cliente, pagamento de multa por atraso, falhas na confecção de obrigações principais e acessórias por falta de atenção às mudanças, vazamento de dados sensíveis e confidenciais.

Fica claro que, todas as pequenas falhas da rotina, no fim das contas podem ter um impacto enorme no seu cliente, ou na sua empresa empregadora, e em tudo que ele precise fazer para sobreviver, desenvolver ou crescer no mercado.

Os profissionais de contabilidade devem conhecer a variedade de opções de seguro, como ferramenta de educação financeira. Não apenas para proteger a si mesmo, mas também para quaisquer outros profissionais que eles empreguem.

Os riscos recorrentes para profissionais de contabilidade
Podemos afirmar que as escriturações fiscais trazem a maior parte dos problemas para os profissionais de contabilidade. Essas escriturações têm diversas informações fiscais que precisam ser prestadas e isso consequentemente gera erros que envolvem:

– a utilização de alíquotas incorreta de tributos;

– o aproveitamento indevido de benefícios fiscais;

– falhas em parâmetros de software que trazem divergências na geração do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital;

– erros no fator de conversão, como uma empresa que controla o seu estoque em caixa, mas vende os seus produtos por unidade, em que é necessário fazer uma conversão dos dados;

– entre outros.

 

E como a Receita Federal vem penalizando profissional de contabilidades?

O indicador da fiscalização publicado pela Receita Federal aponta que em torno de 25% das divergências encontradas nas fiscalizações da Receita Federal se encerram com o envio de representações fiscais para fins penais, sob a acusação de crime contra a ordem tributária de contadores e dos administradores da empresa.

E o que caracteriza o crime contra a ordem tributária não é a sonegação de fato, mas sim a inserção de um elemento inexato ou incorreto. E o profissional de contabilidade que assinou a declaração, ou cometeu o equívoco, pode vir a ter sérias complicações no futuro.

Com o mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, os riscos envolvendo o ofício do profissional de contabilidade são grandes demais.

 

Quais os seguros que um profissional de contabilidade precisa?

Algumas necessidades de seguro do profissional de contabilidade podem depender do tipo de especialidade e atuação do profissional e o local onde o atendimento será realizado, mas em geral os requisitos de seguro são semelhantes.

O seguro mais contratado hoje pelos profissionais de contabilidade são o Erros e Omissões Profissionais, Despesas Judiciais, Atos Desonestos de Colaboradores, Recomposição de Registros e Documentos, Seguro de Doenças Graves, Invalidez Permanente, Seguro de Incêndio Empresarial, Responsabilidade Civil do Empregador, Garantia de Execução Fiscal e Garantia Judicial, entre outros.

Conheça mais sobre alguns tipos de seguros que você e seu escritório contábil podem ter.

 

Seguro de Erros e Omissões Profissionais

O Seguro de Erros e Omissões Profissionais, também conhecido como seguro de responsabilidade civil profissional, protege o patrimônio do profissional de contabilidade, ou de seu escritório contábil, de eventuais ações judiciais decorrentes de falhas na prestação do serviço que causem um dano ao terceiro, incluindo despesas judiciais em sua defesa e acordos e indenizações de outros danos.

Ações judiciais contra profissionais de contabilidade tornaram-se comuns. Isso deixa muitos em situações potencialmente difíceis. O resultado é uma forte necessidade de profissionais de contabilidade adquirirem um seguro.

Embora seja bastante improvável que qualquer profissional de contabilidade deseje causar danos a seus pacientes, a despesa legal de se proteger judicialmente de reclamações de delitos pode ser extremamente alta. Da mesma forma, perder uma defesa legal pode ser o suficiente para acabar com o seu ofício de profissional de contabilidade ou com a sua reputação.

Se o caso for perdido ou for realizado um acordo judicial ou extrajudicial, o seguro servirá para cobrir todo ou parte do valor da indenização. Esse valor depende dos limites que são contratados na apólice.

Saiba mais em Seguro Erros e Omissões Profissionais.

 

Despesas com Defesa Judicial

Se uma ação judicial de danos por erros e omissões profissionais for movida contra o seu negócio, você poderá colocar o seu patrimônio ou sua empresa em risco, por gastos com defesa em ações judiciais, sob alegação de ato danoso praticado durante a prestação de serviços que tenha resultado em prejuízo financeiro, dano material, dano corporal ou dano moral ao terceiro, como o custo de contratar um advogado e quaisquer acordos judiciais.

Mesmo que o erro não tenha sido sua culpa, defender-se pode ser muito caro, em decorrência das repercussões que gera na vida das pessoas, como, por exemplo, o sentimento de perda ou deterioração de um bem material, ou o vexame e a humilhação de ser atingido intimamente, ocasionando lesões que por sua vez atingem outros direitos, como os direitos da personalidade.

Recorrentemente, em uma ação judicial, é verificado o direito à reparação dos danos não apenas sob a ótica do direito civil, mas também pelos princípios constitucionais, tendo como orientação geral o princípio da dignidade da pessoa como forma de proteção e de desenvolvimento dela.

Saiba mais em Despesas com Defesa Judicial.

 

Atos Desonestos de Colaboradores

O seguro de Atos Desonestos de Colaboradores, conhecido usualmente como Seguro Fidelidade, é um seguro projetado para garantir contra atos fraudulentos cometidos pelos seus funcionários. Para não ser confundido com o Seguro de Erros e Omissões Profissionais, o seguro de Atos Desonestos de Colaboradores visa especificamente atos enganosos, não erros ou omissões.

É uma camada extra de proteção patrimonial que vai além das apólices de seguro mais comuns. O Seguro de Atos Desonestos de Colaboradores para micro, pequenas e médias empresas é frequentemente comprado como parte do Seguro Empresarial, como cobertura opcional.

Saiba mais em Seguro de Atos Desonestos de Colaboradores.

 

Recomposição de Registros e Documentos

Numa empresa, ter arquivos organizados é fundamental para garantir a segurança das operações e conseguir bons resultados nos negócios. Manter tudo atualizado e acessível também é importante para as organizações que desejem obter certificações de qualidade, o que confere mais valor aos seus serviços prestados.

O seguro de Danos a Documentos de Clientes foi pensado e projetado para garantir a o reembolso das despesas necessárias com a recomposição de documentos de clientes armazenados na empresa, perdidos, destruídos ou danificados, por acidentes de causa externa.

É uma camada extra de proteção financeira que vai além das apólices de seguro mais comuns. O seguro de Danos a Documentos de Clientes para micro, pequenas e médias empresas é frequentemente comprado como parte do seguro de Erros e Omissões Profissionais, também conhecido como seguro de Responsabilidade Civil Profissional, como cobertura opcional.

Saiba mais em Seguro de Recomposição de Registro e Documentos.

 

Seguro de Doenças Graves

Por que ficar preocupado com imprevistos se você pode se prevenir contra eles? Com este seguro, você fica coberto financeiramente para casos de doenças graves relacionadas, como câncer, AVC e infarto.

É isso mesmo! Você receberá o valor da indenização contratada que auxiliará para custear o tratamento e as demais despesas, inclusive na reposição de parte de sua renda, durante o período de tratamento quando apresentar o diagnóstico comprovado por médico especializado e acompanhado de exames complementares.

Mas atenção! Importante você conhecer todas as Doenças Graves relacionadas no momento da contratação do seguro, pois os produtos variam de seguradora para seguradora.

Saiba mais em Seguro de Doenças Graves.

 

Seguro de Proteção Financeira por Perda de Renda?

Com o Seguro de Proteção Financeira por Perda de Renda, também conhecido como Diária por Incapacidade Temporária ou como Perda de Renda por Incapacidade Temporária, você fica coberto financeiramente para casos de afastamento superior ao período de franquia que comprometerão suas economias, por motivo de acidente pessoal ou doença e que venha a ficar afastado totalmente de qualquer atividade relativa à sua profissão ou ocupação remunerada.

A grande maioria dos profissionais não possuem garantias econômicas caso sofra qualquer tipo de eventualidade, seja um acidente ou uma doença. Dependendo da gravidade, é possível que o profissional precise repousar e se ausentar das suas atividades, o que pode gerar uma pausa temporária no recebimento de proventos e, consequentemente, o comprometer suas contas mais básicas como, por exemplo, salários, impostos e e financiamentos, além de fazer uso de suas reservas para arcar com o tratamento médico.

O seguro de Proteção Financeira por Perda de Renda é o meio pelo qual o profissional garante uma reserva financeira sempre que ficar temporariamente impossibilitado de exercer suas atividades, em razão de acidente pessoal ou doença. Afinal, quem não pode ficar sem trabalhar nem um dia precisa proteger sua renda.

Saiba mais sobre o Seguro de Proteção Financeira por Perda de Renda.

 

Seguro de Incêndio, Queda de Raio e Explosão

Já falamos dos esforços necessários para se exercer a profissão de médico e que mesmo um negócio de sucesso não é isento de riscos. Normalmente profissionais de contabilidade se orgulham do trabalho que fazem e do patrimônio e do conhecimento que utilizam para exercer sua profissão. Infelizmente, eventualidades acontecem e você precisa estar preparado para elas.

Todos os anos, muitos empresários têm seus patrimônios danificados ou perdidos como resultado de eventos completamente fora de controle e previsibilidade. Por isso é importante incluir no seu planejamento financeiro a contratação de um seguro incêndio, queda de raio e explosão.

Saiba mais em Seguro Empresarial.

 

Seguro de Responsabilidade do Empregador

É importante não deixar um único acidente abalar sua reputação e o clima organizacional em seu escritório contábil.

Se um funcionário sofrer um acidente durante o horário de expediente a cobertura de Responsabilidade Civil do Empregador permite que você avance rápido, em vez de ficar sobrecarregado e estressado em casos judiciais que chamam a atenção e comprometem também o seu patrimônio e, principalmente, para dar amparo social no momento em que seu funcionário mais precisa.

Além disso, pode evitar que você se indisponha com os seus funcionários, pois em vez de discutir sobre quais custos você está ou não disposto a pagar, por danos que você causou ou não, você contará com a ajuda da seguradora na orientação do assunto, inclusive em acordos extrajudiciais, para determinar o que aconteceu e qual deve ser o curso de indenização em casos de compatibilidade e consenso.

Saiba mais em seguro de Responsabilidade Civil do Empregador.

 

Seguro de Garantia de Execução Fiscal

Se sua empresa, ou seu cliente, possui uma dívida ativa com os governos Federal (União), Estaduais ou Municipais, ela pode ficar sujeita a uma execução fiscal. O seguro de Garantia Judicial de Execução Fiscal foi projetado para casos de processos judiciais como garantia para o pagamento de dívidas.

A lei nº 6830/80, popularmente conhecida como Lei de Execução Fiscal, estabelece os critérios que direcionam a execução de dívidas fiscais obtidas com o Estado, sejam elas referentes a impostos, multas fiscais ou taxas, que pode acarretar na necessidade de penhora de bens ou do uso do fluxo de caixa de sua empresa para quitar a dívida.

O seguro de Garantia Judicial de Execução Fiscal é uma alternativa economicamente e financeiramente melhor do que a de caução em dinheiro, de fiança bancária ou de penhora de bens. Com essa decisão você preserva seu fluxo de caixa e faz tudo com agilidade.

A empresa, definida como tomador do seguro, contrata o seguro Garantia Judicial de Execução Fiscal com o objetivo de oferecê-lo como garantia ao órgão público credor, definido como segurado, que aceita essa garantia, sabendo que não será lesada em caso de não pagamento do tomador com relação àquela dívida ativa. A empresa que administra o seguro de Garantia Judicial de Execução Fiscal (a seguradora) assume o risco da dívida, recebendo o valor do seguro (prêmio) pago pelo tomador.

Saiba mais em seguro de Garantia de Execução Fiscal.

 

Seguro de Garantia Judicial

É importante não deixar que acionamentos judiciais abalem seu fluxo de caixa ou o seu limite de crédito no mercado. Ações judiciais podem vir de várias situações, como: funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, clientes e, inclusive, de órgãos reguladores.

Por nenhuma empresa estar livre de ser acionada judicialmente, o Seguro Garantia Judicial foi projetado para preservar as suas finanças em sentenças estipuladas em juízo, garantido o pagamento de valores que sua empresa (tomador) necessite realizar nos trâmites de processos judiciais, sejam eles trabalhistas, cíveis ou de execuções fiscais da União, Estados ou Municípios.

Semelhante ao seguro de Garantia de Execuções Fiscais, é uma alternativa economicamente e financeiramente melhor do que a de caução em dinheiro, de fiança bancária ou de penhora de bens. Com essa decisão você preserva seu fluxo de caixa e faz tudo com agilidade.

Saiba mais em seguro de Garantia Judicial.

 

Como a Tuia Seguros está mudando as regras do jogo!

Aqui você encontrará soluções personalizadas para sua profissão, o que nos permite oferecer um produto customizado, com amplas coberturas que proporcionam o conforto e a tranquilidade necessários.

Com a personalização, além da simplificação e da consultoria especializada da Tuia Seguros, você terá o benefício de redução do valor do seguro por ser feito sob medida, sem obrigação de contratar coberturas adicionais que você não precise, e ainda há a conjugação de várias coberturas em um mesmo seguro.

Siga a Tuia Seguros nas Redes Sociais!

 

 

#contabilidade #contador #contabilista #controller #seguroprofissional #segurorcprofissional

outros segmentos atendidos pela tuia seguros

para cada tipo de negócio

Clínica Veterinária

cotar →

Pet Shop

cotar →

Academia

cotar →

Clínica Médica

cotar →

Bar

cotar →

Salão de Beleza

cotar →

e cada área profissional

Contabilidade

cotar →

Nutrição

cotar →

Psicologia

cotar →

Fisioterapia

cotar →

Fonoaudiologia

cotar →

Jornalismo

cotar →