COBERTURAS

Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Granizo

A incidência de ventos fortes tem crescido em intensidade e frequência e você precisa estar preparado para eles.

Por que contratar a cobertura de seguro de Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Queda de Granizo?

No Brasil, os vendavais têm maior atividade nas regiões Sul e Sudeste, com maior frequência acontece nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Mas não há regra uma vez que Estados como o do Rio Grande do Norte, Bahia e Alagoas também já presenciam o evento ou fenômeno da natureza com alguma regularidade também.

 

A incidência de vendavais também tem crescido em intensidade e frequência. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Desastres Naturais do ano de 2018:

– historicamente os episódios de vendavais totalizam mais de 2.700 registros oficiais, que representa 7% do total de ocorrências de desastres no Brasil, afetando a vida de mais de 5 milhões de pessoas, das quais 40 mil ficaram desabrigadas e mais de 200 mil desalojadas.
– a incidência de granizos historicamente corresponde a 1.600 registros oficiais, que representa 4,2% do total de ocorrências de desastres no Brasil, afetando a vida de 1.5 milhões de pessoas, das quais 44 mil ficaram desabrigadas e 227 mil desalojadas.

Apesar do índice de municípios atingidos parecer baixo, os prejuízos causados para as empresas, empreendedores e para a economia local são imensos.

 

O que garante a cobertura de seguro de Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Queda de Granizo?

A indenização por perdas e danos materiais diretamente causados aos bens da empresa por vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo, inclusive que provoque o destelhamento da empresa, como também as despesas decorrentes de medidas tomadas para redução dos prejuízos, as despesas para salvamento e proteção dos bens e desentulho do local.

 

Definições de Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Queda de Granizo

Vendaval: vento de velocidade superior a 50 km por hora.

Furacão: Vento de velocidade superior a 105 km por hora.

Ciclone: é um fenômeno atmosférico em que os ventos giram em sentido circular, tendo no centro uma área de baixa pressão. Os ventos de um ciclone podem chegar a 200 km/h e, geralmente, apresentam-se acompanhados de fortes chuvas (tempestades).

Tornado: Tempestade violenta de vento, em movimento circular, com um diâmetro de apenas poucos metros. Aparece com a forma de funil e não é possível prever a ocorrência nem as suas direções depois de formado.

Queda de granizo: Precipitação atmosférica em forma de pedras de gelo.

O que a cobertura de Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Queda de Granizo não cobre?

A transparência é um atributo importante para nós. Você deve ler atentamente as condições gerais do seu seguro, em que estarão detalhados os itens não cobertos, também conhecido como riscos excluídos ou prejuízos não indenizáveis, descrevendo todas aquelas situações específicas e particulares que a Seguradora não terá responsabilidade contratual. Aqui relacionamos alguns exemplos de exclusões:

– Ingresso ou infiltração d’água no imóvel pelo entupimento ou rompimento de calhas e tubulações, ou através de janelas, basculantes, portas, vidraças e aberturas, querem estejam abertas ou não durante a ocorrência do evento climático;
– Vidros e espelhos externos, letreiros, anúncios luminosos, painéis de revestimento de fachadas, estruturas provisórias, estruturas de suporte para coberturas e suas respectivas coberturas de lona, vinilona ou qualquer outro material plástico, cercas, tapumes, muros, telheiros, toldos e marquises;
– Mercadorias e matérias-primas ao ar livre;
– Antenas, torres, torres de rádio e televisão e torre de eletricidade;
– Tubulações externas, fios e cabos de transmissão (eletricidade e telefone).

 

Quais medidas preventivas posso tomar em Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Queda de Granizo?

Além da contratação de seguro com a cobertura de Vendaval, Ciclone, Tornado e Queda de Granizo para sua empresa você poderá utilizar alguns cuidados:
– Revise a resistência física de sua empresa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado e a amarração das telhas no madeiramento;
– Feche bem janelas, basculantes, portas de armários, evitando canalizações de ventos no interior de sua empresa. Feche persianas, cortinas, blecautes para, no caso de quebrar algum vidro de janela, os estilhaços não sejam lançados e espalhados pelo cômodo, podendo atingir alguém na empresa.
– Desligue os aparelhos elétricos e, caso tenha, feche o registro do gás, evitando agravamentos no caso de queda de árvore;
– Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair.
– Mantenha as árvores em sua empresa sadias e bem podadas. A poda preventiva pode ser solicitada no Corpo de bombeiros Militar em seu município.
– Em caso de tornado, procure orientações junto a prefeitura para identificar quais os melhores locais para abrigos ou rotas de fuga.

 

Como a Tuia Seguros está mudando as regras do jogo!

Aqui você encontrará soluções personalizadas para sua profissão, o que nos permite oferecer um produto customizado, com amplas coberturas que proporcionam o conforto e a tranquilidade necessários.

Com a personalização, além da simplificação e da consultoria especializada da Tuia Seguros, você terá o benefício de redução do valor do seguro por ser feito sob medida, sem obrigação de contratar coberturas adicionais que você não precise, e ainda há a conjugação de várias coberturas em um mesmo seguro.

 

Compartilhe: