COBERTURAS

Incêndio, Queda de Raio e Explosão

Empreendedores se orgulham do trabalho que fazem e do patrimônio e do conhecimento que utilizam para realizar seus trabalhos. Infelizmente, eventualidades acontecem e você precisa estar preparado para elas.

Conheça o seguro empresarial de incêndio, queda de raio e explosão

 

Por que contratar a cobertura de seguro de Incêndio, Queda de Raio e Explosão?

Empreender um negócio de sucesso não é isento de riscos. Normalmente empresários se orgulham do trabalho que fazem e do patrimônio e do conhecimento que utilizam para realizar seus trabalhos. Infelizmente, eventualidades acontecem e você precisa estar preparado para elas. Todos os anos, alguns empresários têm seus patrimônios danificados ou perdidos como resultado de eventos completamente fora de controle e previsibilidade.

Mesmo para negócios que não estejam gerando lucro, a perda ainda pode ser muito maior se não tiver um Seguro de Incêndio, Queda de Raio e Explosão.

Por isso, a lógica financeira é contrária do que a maioria dos empreendedores imagina. Os empresários que mais necessitam de Seguro de Incêndio, Queda de Raio e Explosão são as pequenas empresas e os profissionais liberais, independente se a empresa estiver rentável ou estiver passando por uma crise é importante incluir no seu planejamento financeiro a contratação de um seguro.

 

Quais medidas preventivas posso tomar para evitar Incêndios?

– mantenha sempre à vista o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros – 193;
– conserve sempre as caixas de incêndios em perfeitas condições de uso e somente as utilize em caso de incêndio;
– os extintores devem estar fixados sempre em locais de fácil acesso, devidamente carregados e revisados periodicamente;
– revisar periodicamente toda a instalação elétrica do imóvel, procurando inclusive constatar também a existência de possíveis vazamentos de gases;
– evitar o vazamento de líquidos inflamáveis;
– evitar a falta de ventilação;
– não colocar trancas nas portas de halls, elevadores, porta corta-fogo ou outras saídas para áreas livres, nem obstruí-las com materiais ou equipamentos;
– tomar cuidado com cera, utilizada nos pisos quando dissolvida. Não deixar estopas ou flanelas embebidas em óleos ou graxas em locais inadequados;
– alertar sobre o ato de fumar em locais proibidos e sobre o cuidado de atirar fósforos e pontas de cigarros acessos em qualquer lugar.
– aconselhar os funcionários para que verifiquem antes de sair de seus locais de trabalho, ao término da jornada de trabalho, se desligaram todos os aparelhos elétricos, como estufas, ar condicionado, exaustores, cafeteiras, celulares, dentre outros.
– nunca utilizar os elevadores no momento do incêndio.
– evitar aglomerações para não dificultar a ação do socorro e manter a área junto aos hidrantes livre para manobras e estacionamento de viaturas do corpo de bombeiro.

 

Como definir o valor do meu Seguro de Incêndio, Queda de Raio e Explosão Empresarial?

Você tem três formas de contratar o Seguro de Incêndio Empresarial pra sua empresa:

(i) Seguro da Estrutura Física do Imóvel, também conhecido como Seguro de Prédio, que garante as instalações da sua empresa quando danificadas ou destruídas, pagando por reparos e custos de reconstrução, por Incêndio, Queda de Raio e Explosão.

(ii) Seguro do Conteúdo da empresa, que inclui os equipamentos que são muitas vezes importantes e vitais para o seu sucesso, como também móveis, estoques e matérias-primas. O seguro de conteúdo empresarial ajuda a garantir que você possa continuar operando se o conteúdo que você mantém em suas instalações comerciais forem perdidos, roubados ou danificados. Ele cobre o custo de substituí-los, colocando você de volta em operação com mais agilidade.

(iii) Seguro Compreensivo Empresarial, que garante tanto a estrutura física do imóvel quanto o seu conteúdo. Um seguro completo para trazer conforto em eventualidades e manter você focado no que mais importa: no sucesso de seu negócio.

 

O Seguro de Incêndio Empresarial é obrigatório?

No Brasil temos pelo menos 3 Leis que tratam a obrigatoriedade de empreendedores contratarem o Seguro de Incêndio:

Seguro de incêndio de bens pertencentes a pessoas jurídicas, Decreto nº 61.867 de 1967.
“Art. 18. As pessoas jurídicas, de direito público ou privado, são obrigadas a segurar, contra os riscos de incêndio, seus bens móveis e imóveis, situados no País, desde que, localizados, em um mesmo terreno ou em terrenos contíguos, tenham, isoladamente ou em conjunto valor igual ou superior a vinte mil cruzeiros novos.
Parágrafo único. Para determinação da importância pela qual deverá ser realizado o seguro, serão adotados os valores de reposição dos bens.”

Seguro de Inquilinos, em caso de locação de imóveis, Decreto Lei nº 8.245 de 1991.
“Art. 22. O locador é obrigado a:
VIII – pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato;”

Seguro de Edificações em Condomínios, caso o empreendedor esteja comprando ou locando um imóvel em prédios ou condomínios, Decreto Lei nº 4.591 de 1964.
“Art. 13. Proceder-se-á ao seguro da edificação ou do conjunto de edificações, neste caso, discriminadamente, abrangendo todas as unidades autônomas e partes comuns, contra incêndio ou outro sinistro que cause destruição no todo ou em parte, computando-se o prêmio nas despesas ordinárias do condomínio.
Parágrafo único. O seguro de que trata este artigo será obrigatoriamente feito dentro de 120 dias, contados da data da concessão do “habite-se”, sob pena de ficar o condomínio sujeito à multa mensal equivalente a 1/12 do imposto predial, cobrável executivamente pela Municipalidade.”

 

Você saberá que escolheu o seguro certo de Incêndio, Queda de Raio e Explosão se ele garantir os danos ou perdas materiais causadas por:

– Incêndio, independente onde for o foco e origem;
– Queda de Raio ocorrida dentro da área da empresa que tenha deixado vestígios materiais;
– Explosão de quaisquer equipamentos, substâncias ou produtos;
– Implosão involuntária;
– Fumaça repentina de qualquer aparelho regularmente existente e instalado na empresa;
– Fumaça proveniente de incêndio gerado nos imóveis vizinhos;
– Despesas de demolição e desentulho do local;
– Danos materiais e despesas decorrentes de providências tomadas para o combate à propagação do incêndio;
– Danos materiais por desmoronamento.

 

O que a cobertura de Incêndio, Queda de Raio e Explosão não cobre?

A transparência é um atributo importante para nós. Você deve ler atentamente as condições gerais do seu seguro, em que estarão detalhados os itens não cobertos, também conhecido como riscos excluídos ou prejuízos não indenizáveis, descrevendo todas aquelas situações específicas e particulares que a Seguradora não terá responsabilidade contratual. Aqui relacionamos alguns exemplos de exclusões:

– Incêndio ou explosão resultante da queima de florestas, matas, prados, pampas, juncais, plantações ou semelhantes, quer a queima tenha sido fortuita, quer tenha sido ateada para limpeza do terreno com fogo;
– Incêndio ou explosão decorrente de tumultos, greves e lockout;
– Fermentação própria ou combustão e aquecimento espontâneo;
– Extravasamento ou derrame de materiais em estado de fusão, exceto se ocorrer incêndio ou explosão em que serão indenizáveis apenas ou prejuízos deles decorrentes;
– Ondas de choque provocadas por aeronaves;
– Ruptura, quebra ou deslocamento de tanques, estruturas, encanamentos ou válvulas em virtude de pressão de fluídos e, ainda, a ruptura ou estouro de válvulas ou dispositivos de alívio de pressão;
– Ruptura de tubulações causada pela expansão ou dilatação do conteúdo de qualquer edificação ou estrutura, provocada por água;
– Abertura ou ruptura das laterais ou dos fundos de tulhas, silos ou estruturas de armazenagem de grãos ou assemelhados.
– Estão igualmente excluídas desta cobertura, as reclamações de indenização por danos materiais causados às mercadorias ou matérias-primas, enquanto estiverem sendo submetidas a quaisquer processos industriais de tratamento, de aquecimento ou de enxugo.

 

Como a Tuia Seguros está mudando as regras do jogo!

Aqui você encontrará soluções personalizadas para sua profissão, o que nos permite oferecer um produto customizado, com amplas coberturas que proporcionam o conforto e a tranquilidade necessários.

Com a personalização, além da simplificação e da consultoria especializada da Tuia Seguros, você terá o benefício de redução do valor do seguro por ser feito sob medida, sem obrigação de contratar coberturas adicionais que você não precise, e ainda há a conjugação de várias coberturas em um mesmo seguro.

 

Compartilhe: