10 tipos de seguro que todo profissional de contabilidade deve ter

26 de setembro, 2019

Profissional de contabilidade: separamos 10 seguros importantes para você ter sucesso no mundo dos negócios. Confira!

O profissional de contabilidade é uma pessoa essencial dentro da empresa, uma vez que os seus conhecimentos podem ser usados não apenas para o pagamento de tributos ou de fechamento do resultado do mês, mas para o planejamento. Por isso, é cada vez mais comum vermos esses profissionais envolvidos no processo de tomada de decisão, afinal, ninguém melhor do que eles para interpretar dados corretamente.

Com tanta responsabilidade, o profissional de contabilidade deve conhecer os principais riscos como, por exemplo, retrabalho dos processos que envolvem os documentos e perda de confiança do cliente; pagamento de multa por atraso; falhas na confecção de obrigações principais e acessórias por falta de atenção às mudanças; e vazamento de dados sensíveis e confidenciais.

Fica claro que, todas as pequenas falhas da rotina podem ter um impacto enorme no seu cliente, na sua empresa e em tudo que ele precise fazer para sobreviver, desenvolver ou crescer no mercado.

Os profissionais de contabilidade devem conhecer a variedade de opções de seguro, como ferramenta de educação financeira. Não apenas para proteger a si mesmo, mas também para quaisquer outros profissionais que eles empreguem.

Quais os seguros que um profissional de contabilidade precisa?

Algumas necessidades de seguro do profissional de contabilidade podem depender do tipo de especialidade e atuação e do local onde o atendimento será realizado, mas em geral os requisitos de seguro são semelhantes.

O seguro mais contratado hoje por esses profissionais são o Erros e Omissões Profissionais, Despesas Judiciais, Atos Desonestos de Colaboradores, Recomposição de Registros e Documentos, Seguro de Doenças Graves, Invalidez Permanente, Seguro de Incêndio Empresarial, Responsabilidade Civil do Empregador, entre outros.

Conheça mais sobre alguns tipos de seguros que você e seu escritório contábil podem ter.

Seguro de Erros e Omissões Profissionais

O Seguro de Erros e Omissões Profissionais, também conhecido como seguro de responsabilidade civil profissional, protege o patrimônio do profissional de contabilidade, ou de seu escritório contábil, de eventuais ações judiciais decorrentes de falhas na prestação do serviço que causem um dano ao terceiro, incluindo despesas judiciais em sua defesa e acordos e indenizações de outros danos.

Se o caso for perdido, ou for realizado um acordo judicial ou extrajudicial, o seguro servirá para cobrir todo ou parte do valor da indenização. Esse valor depende dos limites que são contratados na apólice.

Despesas com Defesa Judicial

Se uma ação judicial de danos por erros e omissões profissionais for movida contra o seu negócio, você poderá colocar o seu patrimônio ou sua empresa em risco, por gastos com defesa em ações judiciais, sob alegação de ato danoso praticado durante a prestação de serviços que tenha resultado em prejuízo financeiro, dano material, dano corporal ou dano moral ao terceiro, como o custo de contratar um advogado e quaisquer acordos judiciais.

Atos Desonestos de Colaboradores

O seguro de Atos Desonestos de Colaboradores, conhecido usualmente como Seguro Fidelidade, é um seguro projetado para garantir contra atos fraudulentos cometidos pelos seus funcionários. Para não ser confundido com o Seguro de Erros e Omissões Profissionais, o seguro de Atos Desonestos de Colaboradores visa especificamente atos enganosos, não erros ou omissões.

É uma camada extra de proteção patrimonial que vai além das apólices de seguro mais comuns. O Seguro de Atos Desonestos de Colaboradores para micro, pequenas e médias empresas é frequentemente comprado como parte do Seguro Empresarial, como cobertura opcional.

Recomposição de Registros e Documentos

Numa empresa, ter arquivos organizados é fundamental para garantir a segurança das operações e conseguir bons resultados nos negócios. Manter tudo atualizado e acessível também é importante para as organizações que desejem obter certificações de qualidade, o que confere mais valor aos seus serviços prestados.

O seguro de Danos a Documentos de Clientes foi pensado e projetado para garantir a o reembolso das despesas necessárias com a recomposição de documentos de clientes armazenados na empresa, perdidos, destruídos ou danificados, por acidentes de causa externa.

Seguro de Doenças Graves

Por que ficar preocupado com imprevistos se você pode se prevenir contra eles? Com este seguro, você fica coberto financeiramente para casos de doenças graves relacionadas, como câncer, AVC e infarto.

É isso mesmo! Você receberá o valor da indenização contratada que auxiliará para custear o tratamento e as demais despesas, inclusive na reposição de parte de sua renda, durante o período de tratamento quando apresentar o diagnóstico comprovado por médico especializado e acompanhado de exames complementares.

Mas atenção! Importante você conhecer todas as Doenças Graves relacionadas no momento da contratação do seguro, pois os produtos variam de seguradora para seguradora. 

Seguro de Proteção Financeira por Perda de Renda

Com o Seguro de Proteção Financeira por Perda de Renda, também conhecido como Diária por Incapacidade Temporária ou como Perda de Renda por Incapacidade Temporária, você fica coberto financeiramente para casos de afastamento superior ao período de franquia que comprometerão suas economias, por motivo de acidente pessoal ou doença e que venha a ficar afastado totalmente de qualquer atividade relativa à sua profissão ou ocupação remunerada.

O seguro de Proteção Financeira por Perda de Renda é o meio pelo qual o profissional garante uma reserva financeira sempre que ficar temporariamente impossibilitado de exercer suas atividades, em razão de acidente pessoal ou doença. Afinal, quem não pode ficar sem trabalhar nem um dia precisa proteger sua renda.

Seguro de Incêndio, Queda de Raio e Explosão

Já falamos dos esforços necessários para se exercer a profissão de contabilidade e que, mesmo um negócio de sucesso, não é isento de riscos. Normalmente, profissionais de contabilidade se orgulham do trabalho que fazem e do patrimônio e do conhecimento que utilizam para exercer sua profissão. Infelizmente, eventualidades acontecem e você precisa estar preparado para elas.

Todos os anos, muitos empresários têm seus patrimônios danificados ou perdidos como resultado de eventos completamente fora de controle e previsibilidade. Por isso é importante incluir no seu planejamento financeiro a contratação de um seguro incêndio, queda de raio e explosão.

Seguro de Responsabilidade do Empregador

É importante não deixar um único acidente abalar sua reputação e o clima organizacional em seu escritório contábil.

Se um funcionário sofrer um acidente durante o horário de expediente a cobertura de Responsabilidade Civil do Empregador permite que você avance rápido, em vez de ficar sobrecarregado e estressado em casos judiciais que chamam a atenção e comprometem também o seu patrimônio e, principalmente, para dar amparo social no momento em que seu funcionário mais precisa.

Seguro de Garantia de Execução Fiscal

Se sua empresa, ou seu cliente, possui uma dívida ativa com os governos Federal (União), Estaduais ou Municipais, ela pode ficar sujeita a uma execução fiscal. O seguro de Garantia Judicial de Execução Fiscal foi projetado para casos de processos judiciais como garantia para o pagamento de dívidas.

O seguro de Garantia Judicial de Execução Fiscal é uma alternativa economicamente e financeiramente melhor do que a de caução em dinheiro, de fiança bancária ou de penhora de bens. Com essa decisão você preserva seu fluxo de caixa e faz tudo com agilidade.

Seguro de Garantia Judicial

É importante não deixar que acionamentos judiciais abalem seu fluxo de caixa ou o seu limite de crédito no mercado. Ações judiciais podem vir de várias situações, como: funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, clientes e, inclusive, de órgãos reguladores. 

Semelhante ao seguro de Garantia de Execuções Fiscais, é uma alternativa economicamente e financeiramente melhor do que a de caução em dinheiro, de fiança bancária ou de penhora de bens. Com essa decisão você preserva seu fluxo de caixa e faz tudo com agilidade.

Tuia Seguros

Aqui, na Tuia Seguros,  você encontrará soluções personalizadas para sua profissão, o que nos permite oferecer um produto customizado, com amplas coberturas que proporcionam o conforto e a tranquilidade necessários.

Com a personalização, além da simplificação e da consultoria especializada da Tuia Seguros, você terá o benefício de redução do valor do seguro por ser feito sob medida, sem obrigação de contratar coberturas adicionais que você não precise. Quer mais?  Há a conjugação de várias coberturas em um mesmo seguro.

Acesse o nosso site e faça uma simulação online agora mesmo.

Compartilhe:
categoria: Dicas e recomendações |
tags: